top of page

Design de embalagens e sua estratégia de marketing.

A linha de frente na venda de produtos.


Se você vende produtos já precisou de embalagens e rótulos e deve ter se perguntado “o que é o que?” até para poder contratar os profissionais certos para desenvolver esses projetos. São dois conceitos bem simples de entender e fica mais fácil ainda quando assimilamos suas funções.


Consumidora prestes a efetuar uma compra
As embalagens e rótulos são fatores determinantes no momento da compra.


Embalagem

A embalagem deve acondicionar e proteger o produto, bem como facilitar seu transporte e armazenamento. O designer de embalagens é o profissional especialista na criação desses projetos que envolvem aspectos como volumetria, planificação, materiais, técnicas de planograma, ergonomia, processos de impressão, estética e estratégias. Os aspectos criativos da embalagem devem propagar os conceitos da marca por todos os níveis de marketing e comunicação da empresa, uma vez que a embalagem é o principal ponto de contato com stakeholders (sócios, acionistas, parceiros, fornecedores e consumidores).


Não confunda

A grande confusão entre rótulos em embalagens vem do fato que algumas embalagens podem ser impressas e, uma vez que não requerem um envoltório ou algo do tipo, tornam-se seus próprios rótulos. Ainda assim, esse aspecto visual é considerado rótulo. É possível criar embalagens com formatos únicos como as garrafas da Coca-Cola ou do catchup Heinz ou usar embalagens padrão disponíveis no mercado como, por exemplo, as da Tetra-Pak.


Rótulo

Os rótulos vão conter a identidade visual do produto, com seu logo e padrões gráficos, e devem seguir as diretrizes propostas pela estratégia de marketing. Dessa forma, deve se conectar com o consumidor, posicionar o produto no mercado, comunicar suas características, seus benefícios, os valores de sua marca e identificar seu fabricante. Os materiais de cada embalagem vão determinar o melhor processos de impressão a ser adotado e esses processos podem ser bem específicos.


Legislação no design de embalagens

Além disso, o rótulo é também um informativo e deve atender à legislação do país onde o produto será comercializado. No Brasil temos órgãos regulamentadores de categoria como a Anvisa para produtos sujeitos à vigilância sanitária e o Ministério da Agricultura para produtos agropecuários, por exemplo. Algumas dessas informações obrigatórias são ingredientes e informações nutricionais para alimentos, composição química e modo de usar para cosméticos e produtos de limpeza, prazo de validade, entre outros.


Conclusão

Embalagens e rótulos que se destacam dos concorrentes são fortes influenciadores de compra, isso porque eles atuam sobre o comprador no momento exato da decisão. Não pense que produtos se vendem sozinhos! É importante conhecer o mercado para conseguir os melhores resultados para o seu negócio e as embalagens e rótulos são um grande diferencial estratégico.


 
OVNI® Estúdio Criativo :: Uma agência de comunicação corporativa especializada em branding, marketing e design estratégico




Uma agência de comunicação corporativa especializada em branding, marketing e design estratégico sempre pronta para atender à todas as demandas que sua empresa possa ter.


 
157 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page