• OVNI Estúdio Criativo

Diferença entre publicidade, propaganda e marketing.

Atualizado: 28 de jul.

Entenda o que é cada atividade e como se relacionam entre si.


Publicidade, propaganda e marketing geralmente trabalham lado a lado, mas existem diferenças significativas entres essas áreas. Grande parte das pessoas faz confusão com os termos o que acaba dificultando na hora da contratação. Essa confusão acontece porque o profissional chamado “publicitário” pode atuar nos três ramos.


homem pensando em publicidade, propaganda ou marketing.

Vou começar do início, o que é cada atividade? De acordo com o dicionário Michaelis, essas são as definições:


  • Propaganda: divulgação de mensagens por meio de anúncios escritos, falados ou musicados em veículos de comunicação (rádio, TV, jornal, prospectos etc.), por um patrocinador identificável, visando influenciar o público consumidor. Ou seja, propaganda tem o objetivo de estimular reações no público-alvo, geralmente para adquirir algum produto ou serviço. São criados conceitos em torno do que se pretende vender, baseados em uma estratégia de marketing adequada para atingir determinado consumidor. Por exemplo os anúncios no rádio, na tv ou mesmo na internet falando sobre a alegria e sabor de tomar Coca-Cola.

  • Publicidade: divulgação de fatos ou informações, matéria encomendada ou não, a respeito de pessoas, ideias, serviços, produtos ou instituições, utilizando-se os veículos normais de comunicação. É quando estamos lendo uma revista sobre negócios e uma das matérias está falando sobre a Coca-Cola ter superado suas estimativas de ganhos e vendas. O simples fato de uma revista falar sobre a empresa é publicidade, ou seja, uma forma de divulgação gratuita e espontânea. Observação importante: a publicidade também pode ser negativa.

  • Marketing: conjunto de recursos estratégicos e conhecimento especializado, que contribuem para o planejamento, lançamento e aspectos essenciais para a sustentação de um produto ou marca no mercado. No marketing identificamos as necessidades e desejos dos consumidores, bem como as oportunidades de mercado e desenvolvemos ações que gerem soluções. A melhor maneira de entender o marketing é refletir sobre suas próprias experiências como consumidor. Veja, por exemplo, a Caravana Iluminada de Natal Coca-Cola, onde os caminhões são cenográficos, cheios de luz e som além dos ursos e do bom velhinho. Isso é uma ação de marketing.


Quando uma propaganda não corresponde às expectativas, muito provavelmente o erro está no planejamento estratégico, nesse caso é preciso recuar e traçar uma nova estratégia de marketing. Para que o seu negócio tenha sucesso é necessário que essas atividades trabalhem de forma integrada. Estrategicamente elas irão se complementar, cada uma com seu papel e sua importância para atingir o objetivo da marca. Porém, nem todo problema de marketing se resolve com propaganda ou publicidade, às vezes são questões nos processos internos que requerem ajustes administrativos.


 

OVNI Estúdio Criativo

Uma agência full service sempre pronta para atender à todas as demandas de design estratégico, marketing e comunicação corporativa que sua empresa possa ter.


C O N H E Ç A A L G U N S P R O J E T O S

 

#comunicação #marketing #propaganda
22 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo