top of page

Como alinhar prazos e expectativas em seu Planejamento Estratégico.

Seguir um planjamento estratégico e ter perpectivas realistas são o caminho para o sucesso.


É muito comum recebermos clientes no estúdio com mil projetos, ideias grandiosas e um prazo curto. O cliente geralmente está cheio de expectativas, querendo que tudo aconteça o mais breve possível. É nessa hora que sentamos com ele e temos a tarefa de trazê-lo de volta à realidade, sem negligenciar seu projeto ou seu sonho.


trabalho em equipe, gerenciamento de projetos, melhores resultados em comunicação

Todo projeto deve começar com um planejamento, entretanto a maioria não o possui. O trabalho de construir uma marca, por exemplo, não acontece da noite para o dia. Um bom trabalho demanda tempo, pesquisa e imersão das equipes envolvidas. Tudo tem um tempo de elaboração e um de execução. A qualidade da entrega está relacionada à isso e, entre outros fatores, ao orçamento.


Qualquer consumidor que se preze quer o melhor produto, pelo menor preço e o quanto antes. Acontece que as coisas não são bem assim, sobretudo quando falamos sobre serviços. Preço, prazo e qualidade raramente andam juntos. Existe aí uma relação bem delicada onde um geralmente se sobrepõe aos demais.


Planejamento estratégico com uma agência

Quando você contrata uma empresa de comunicação, seja ela uma agência de propaganda, de marketing digital, um escritório de design ou até mesmo um designer freelancer é importante levar esses três critérios em consideração. Vamos supor que sua empresa contratou uma nova agência e seus negócios vão bombar. Acredite! Vão mesmo. Para tanto é necessário que haja um planejamento, assim, sua comunicação tem a efetividade esperada, dentro dos prazos estipulados e dos valores combinados. Existem processos que devem ser considerados como aprovações, revisões, emendas, refações, transporte, frete, produção de material gráfico, provas, impressão, reimpressão, manuseio e instalação ou aplicação do material produzido.


Os melhores resultados são atingidos com investimentos adequados em períodos de tempo bem definidos. Costumo dizer que uma mãe gera um bebê (às vezes dois ou mais) em nove meses. Três mães farão o serviço em três meses? Não. O bebê pode ser gerado em sete meses? Pode. É o ideal? Claro que não. Com isso quero dizer que não há como pular etapas sem que haja inconveniências.


Imprevistos acontecem?

Urgências surgem, na esmagadora maioria dos casos, por pura falta de planejamento. Já vi empresas se enrolarem e gastarem muito mais do que o esperado em feiras anuais (das quais sempre participavam) porque não se planejavam e faziam toda a comunicação de última hora (todos os anos). Outras que anteciparam a inauguração da loja e abriram sem que itens essenciais da obra estivessem prontos como a instalação de energia elétrica, por exemplo.


Ah, mas isso é coisa de empresário pequeno ou inexperiente! Você me diz. Não mesmo! Todos cometem esse erro e pagam caro por ele. Agora imagine o seu consumidor, que foi tão trabalhado pela agência, quando entrar em sua loja. Ele irá se deparar com uma coisa totalmente diferente da esperada, inacabada, parecendo um canteiro de obras. Você acha mesmo que ele fechará negócio com você? Você fecharia? E a reputação da sua marca depois disso? Pode ter certeza que seu consumidor, aquele que foi lá empolgado para fazer a compra, vai sair se sentindo enganado (com toda a razão, né?) e contar a experiência que teve para outras pessoas, prejudicando, assim, seu relacionamento com um público de potenciais clientes.


O que quero deixar claro com isso é que, se você pegar um tempo e investir em estudo e planejamento estratégico, você terá o que precisa, do jeito que você quer e em tempo hábil. Seja realista e faça um planejamento de acordo com sua pesquisa, isso minimiza os riscos, diminui gastos desnecessários, evita estresse, frustrações e situações desagradáveis. Pense nisso!


 
OVNI® Estúdio Criativo :: Uma agência de comunicação corporativa especializada em branding, marketing e design estratégico




Uma agência de comunicação corporativa especializada em branding, marketing e design estratégico sempre pronta para atender à todas as demandas que sua empresa possa ter.


 
29 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page