• OVNI Estúdio Criativo

Por que fazer uma pesquisa de mercado?

Atualizado: 8 de ago.

Encontre o que é de fato relevante para o seu negócio e saia do achismo.

Vou começar respondendo a pergunta do título: toda e qualquer empresa. E por quê? Porque é a única maneira de conhecer realmente o mercado em que se está atuando. Afinal, o que é mercado? Mercado é o ambiente onde as relações comerciais acontecem e seus promotores. Daí vem a palavra marketing que, em tradução livre, quer dizer atuar no mercado. Como seria possível agir num ambiente do qual não se sabe nada?


homem de negócios analisando dados de pesquisa de mercado

Esta é a importância da pesquisa de mercado: saber quem compra, quem vende, quanto é pago nessas transações, onde isso acontece com mais propensão, o que influencia essas trocas, quais são as leis que as regem etc. Enfim, a pesquisa de mercado vai tirar todas as suposições da sua cabeça e substituí-las por certezas. A pesquisa é a fonte de informações mais valiosa que um gestor pode ter.


Para vender qualquer coisa (qualquer coisa mesmo) e para que seu negócio prospere você precisa conhecer muito bem os integrantes desse mercado. Ao analisar os dados levantados por sua pesquisa você tem uma visão mais clara desse ambiente e pode aproveitar oportunidades que não viu antes por ACHAR que não existiam. Aí você vai me falar: ah, Roger! Isso custa caro, não é pra mim. Isso é quase verdade. Existe o jeito caro, sim, mas a internet é uma fonte inesgotável dessas informações e cada algoritmo reúne mais e mais a cada dia. Então, como você pode fazer sua pesquisa de mercado?


Contrate uma agência de pesquisa.

Essa pode ser a opção mais cara. Sim, pode ser. Não existe uma faixa de preço específica e cada agência pratica o seu próprio valor, então, vale a pena fazer uma cotação. Existem empresas de todo porte no mercado e uma delas pode lhe passar um orçamento que esteja de acordo com a realidade do seu negócio. Entrar em contato com alguns agentes e saber como cada um trabalha e entender os processos envolvidos é um bom começo.


Obtenha informações na internet.

Talvez a mais barata das opções e também a mais trabalhosa. Você pode encontrar informações em papers de mestrado e doutorado ou em pesquisas já realizadas por grandes instituições (o SEBRAE produz muito material nesse sentido). Enfim, vale a pena perguntar ao grande oráculo contemporâneo. Atenção! Como existe muita porcaria pela internet, nem toda a informação é confiável. Portanto, pesquise sempre múltiplas fontes e cruze informações. Dependendo do tamanho da sua empresa esse processo pode ser inviável.


Faça você mesmo e vá a campo.

Uma vez que você saiba o que procura, é possível ir a campo com sua própria pesquisa. Você pode montar seu questionário em um formulário do Google Forms e enviar a seus contatos comerciais, entrevistar seus consumidores, oferecer amostras e perguntar o que os usuários acharam do produto. São inúmeras as possibilidades.


Objetivos de uma pesquisa.

Ok! Você conhece alguns meios de fazer sua pesquisa, mas por onde começar? Se você tem um negócio novo em mente ou já está tocando o seu há algum tempo, mas nunca teve acesso a dados reais sobre o mercado, você deve começar pelo básico:

  • Público potencial: idade, sexo, faixa salarial, interesses, o que esperam de seu produto etc;

  • Concorrentes potenciais: quais são, quanto faturam, a quanto tempo atuam, o que oferecem etc;

  • Oferta disponível: atende a alguma necessidade específica, existem similares, quais são os seus diferenciais etc;

Se já possui alguns clientes, pode querer saber o que eles pensam do seu produto ou serviço:

  • Seu produto: atende às expectativas, caso não atenda, por quê? Etc;

  • Sua marca: é lembrada, o que as pessoas pensam quando a veem etc;

Caso esteja no mercado há algum tempo as coisas ficam mais complexas, entretanto, você deve ter uma visão mais clara das dificuldades e, consequentemente, objetivos mais específicos para sua pesquisa. O que acaba deixando o processo mais simples.


Conclusão

Seja para abrir um negócio, lançar um produto, atingir um novo público, alcançar outras praças, você precisará saber onde está se metendo. O grande ponto nesse artigo é que você, gestor, não pode se pautar no achismo para tocar seu negócio. Digo isso porque, segundo o SEBRAE, 25% das empresas brasileiras fecham com menos de 2 anos. Esse alto índice deve-se, em parte, por falta de conhecimento de seus gerentes. Não entre nessa lista!


 

OVNI Estúdio Criativo

Uma agência full service sempre pronta para atender à todas as demandas de design estratégico, marketing e comunicação corporativa que sua empresa possa ter.


C O N H E Ç A A L G U N S P R O J E T O S

 

#marketing #planejamento #estratégia
19 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo