• OVNI Estúdio Criativo

Monte um e-commerce de sucesso.

Atualizado: 8 de ago.

Muito se tem falado sobre a importância de manter o comércio funcionando nos últimos tempos, mas como fazer isso? Uma saída é investir no comércio eletrônico!


Muita gente não sabe por onde começar, aliás, outros tantos nunca precisaram sequer pensar nisso. O que essa crise nos trás é a oportunidade de repensarmos nosso modelo habitual de negócio. Todo gestor precisa ser flexível. Digo isso por que os de sucesso são. Então aproveite algumas dicas e não se deixe levar pelo pânico, pela tristeza ou pelo pessimismo do momento. Está na hora de sacudir a poeira e tocar em frente.


loja virtual, ecommerce, comercio eletronico
Venda online com uma loja virtual novinha em folha


Planejamento

Uma loja virtual é como qualquer negócio. Então não pense que pode sair fazendo tudo de qualquer jeito. Requer o mesmo planejamento que uma loja física e já falamos sobre plano de marketing aqui no blog. Portanto, estude o mercado, decida em que área atuar, analise a concorrência, entenda os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças que podem influenciar sua empreitada e defina verbas para seu projeto.


Tecnologia disponível

Existem muitas maneiras de montar seu comércio eletrônico, desde contratar uma empresa especializada ou um programador, até o “faça você mesmo”. Já existem plataformas amigáveis e confiáveis nas quais você pode criar seu site arrastando e soltando elementos. Essas são as opções mais viáveis economicamente e podem ser uma ótima saída para que quer começar com pouco.


Identidade visual

Você precisará criar um logotipo e uma linguagem visual para o seu negócio. Afinal de contas, as pessoas precisam identificá-lo, reconhecê-lo e lembrá-lo. Leia nosso artigo sobre identidade visual e saiba mais. Seu site é uma empresa e terá funcionários, fornecedores e parceiros, sendo assim, você pode precisar de algumas peças de papelaria corporativa como um papel timbrado para seus contratos e até mesmo personalização de embalagens. Já falamos sobre a importância das embalagens como estratégia de marketing. Não importa se você já tem sua loja física e pretende entrar no universo online ou se pretende começar do zero, recomendo fortemente a leitura desses dois artigos.


Organização e informação

Tenha uma loja organizada, categorizada e com explicações sobre tudo. Encontrar um produto com facilidade e com descritivos completos conta muito na hora da decisão. Pense que, se o cliente chegou até sua loja, ele tem a intenção de comprar. Então, não corra o risco de permitir que o usuário abra outra aba do navegador e pesquise no Google algum detalhe que você não esclareceu. Ele pode encontrar o que procura em outra loja e você acaba perdendo uma venda feita.


Formas de pagamento

Confiabilidade é essencial para qualquer negócio, para um e-commerce não é diferente. Sua loja precisa oferecer opções seguras de pagamento online e o mercado está cheio delas. A maioria é bem descomplicada e sem muita burocracia. Esses intermediadores vão cobrar algumas taxas de você, obviamente, mas você sempre recebe de forma segura. Então pesquise as opções disponíveis e entenda muito bem como funcionam.


Simplifique o checkout

Na hora de bater o martelo e efetuar a compra aparece um popup com uma informação totalmente irrelevante (e qualquer coisa que não seja um cupom desconto surpresa é irrelevante nessa hora, hehehe), ou a página é cheia de links e imagens que chamam tanto a atenção que o usuário se sente compelido a ir verificar. Muitas pessoas compram por impulso e, se der a elas a oportunidade para pensarem, pronto! Mais uma venda perdida.


Marketing digital

Não basta apenas abrir sua loja virtual, as pessoas precisam conhecê-la! Por isso é bom que você tenha uma boa parte da sua verba destinada a isso. É importante estar em contato com seu consumidor potencial para que sua loja tenha o sucesso que você espera e para isso vale tudo: SEO, anúncios pagos, social ads, marketing de conteúdo, enfim... ter uma boa estratégia e monitorar seu desempenho é a diferença entre o sucesso e o “aprendizado”.


Análises periódicas

Quando atuamos em âmbito digital podemos mensurar tudo. Isso quer dizer que é possível monitorar o tráfego do seu site e obter informações valiosas sobre o seu consumidor e a forma como interage com seu site. Assim, você trabalha com dados reais e não com possibilidades ou com “achismo”. Vale frisar aqui que, além de divulgar sua loja virtual, você está coletando dados. Então seu investimento serve tanto para divulgação como pesquisa. Isso possibilita a otimização constante de suas campanhas e até direcionando melhor seus negócios, sendo assim, quanto mais você fizer, melhor tende a ficar.


Logística

O maior problema de um e-commerce, segundo os usuários, diz respeito à entrega dos produtos que vende. Isso tem impacto direto na fidelização do público, uma vez que quem compra pela internet quer receber dentro dos prazos estipulados. Então, ter uma logística estruturada é a parte crucial do negócio. É necessário controle, do estoque às entregas efetuadas.


Políticas internas

O processo de compra pode ser bem delicada quando não conhecemos o vendedor. É possível notar isso quando nos vemos na posição de clientes. Para minimizar e até eliminar esse efeito procure ter regras claras quanto às vendas, trocas, entregas, formas de contato e o que mais estiver em seu processo. Além disso, todo negócio, por mais exemplar que seja, está sujeito a problemas e dificuldades internas e externas. Isso precisa ser calculado e compensado para que seus consumidores saibam exatamente o que esperar, assim você evita situações desagradáveis que possam abalar sua credibilidade.


Dinamismo

O mercado muda o tempo todo, na internet mais ainda. Acompanhe seus clientes, seus concorrentes, crie novas formas de contato e maneiras inovadoras para prestar seu serviço sempre com mais qualidade. As lojas físicas podem até se dar ao luxo de contar com o cliente que não quer ir muito longe para adquirir o que busca, já quando uma empresa opera online, o cliente está a um clique de distância de comprar o seu produto ou o do seu concorrente. Tenha isso sempre em mente!


Conclusão

Montar um e-commerce é abrir uma empresa. Demanda tempo, dedicação, planejamento, investimento, uma certa “coragem”, pois envolve riscos, entre tantos outros desafios que todos nós, que decidimos assumir as rédeas de nossos próprios ganhos, já passamos ou passaremos em algum momento. Essa é só uma parte do futuro, portanto, seja bem-vindo!


 

OVNI Estúdio Criativo

Uma agência full service sempre pronta para atender à todas as demandas de design estratégico, marketing e comunicação corporativa que sua empresa possa ter.


C O N H E Ç A A L G U N S P R O J E T O S

 

#design #marketing #propaganda #estratégia
52 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo