top of page

O que é Marketing Promocional?

Incentive a interação entre sua marca e seus consumidores com marketing promocional.


Todo mundo gosta de uma liquidação, uma promoção imbatível ou ainda uma amostra grátis. Essas táticas são usadas para aumentar vendas e fazem parte do marketing promocional.


embalagens são parte do marketing promocional
A intenção da oferta é fazer o cliente perceber que está levando uma vantagem temporária sobre aquela compra.

Uma pesquisa apresentada no Congresso Brasileiro de Live Marketing em 2017 apontou que 76% das empresas que atuam no trade marketing fazem ações de marketing promocional no ponto de venda. O objetivo da ação vai depender da estratégia adotada, podendo ser:

  • Fidelizar clientes;

  • Captar clientes;

  • Promoção da marca;

  • Lançamento de novos produtos;

  • Aumento da interação com os clientes;

  • Promover diferenciais;

  • Liquidação de estoque;

  • Aumento do tráfego de ponto de venda.

A seguir, alguns exemplos de ações que podem ser aplicadas à pequenas e grandes empresas.


Programas de incentivo

São uma boa opção de fidelização. Em estratégias de pontuação ou benefícios acumulados o consumidor compra com mais frequência com intuito de acumular os pontos e trocar por produtos ou serviços. O Extra e o Pão de Açúcar são exemplos desse tipo de estratégia. É fundamental para o sucesso desse tipo de campanha saber que tipo de produto seu público-alvo tem mais interesse. Portanto, lembre-se de pesquisar!


Brindes

Geram maior visibilidade da marca e criam uma simpatia com os clientes. Ofereça brindes realmente úteis e duráveis para o seu público. Desta forma, o brinde será utilizado com frequência e, consequentemente, gerará uma lembrança constante da marca.


Amostras

As amostras atuam de maneira mais direta nas vendas, dando a chance ao cliente de experimentar seus produtos ou serviços antes de adquiri-los. Aqui entram as degustações e demonstrações realizadas por promotores de vendas. Faça um bom estudo do ambiente onde será realizada a ação, pois é preciso garantir que as amostras atinjam seu target. Procure acompanhar as vendas no PDV para que possa mensurar os resultados de sua ação.


Experiência com a marca

Fazer ações em que o consumidor se envolva e vivencie sua marca são essenciais para que haja um engajamento maior. O cliente vai à um show em um espaço que leva a sua marca. Aproveitou as músicas, fez amizades, despertou boas sensações. O cliente associará sua empresa com as experiências positivas vividas no dia. Um bom exemplo disso é o da cervejaria Guiness, que permite que os clientes acompanhem o seu processo de produção e degustem os rótulos que desejarem durante a visita.


Conclusão

O marketing promocional é muito eficiente e pode ser adotado por qualquer empresa, mesmo com um baixo investimento. Utilizar as estratégias corretas pode fazer a diferença dentro de um mercado amplamente concorrido. Pense nisso!


 
OVNI® Estúdio Criativo :: Uma agência de comunicação corporativa especializada em branding, marketing e design estratégico




Uma agência de comunicação corporativa especializada em branding, marketing e design estratégico sempre pronta para atender à todas as demandas que sua empresa possa ter.


 
60 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page